Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Os 4 computadores mais poderosos do mundo




Há pouco mais de quarenta e quatro anos, a NASA enviava a Apollo 11 para a Lua com um computador menos potente do que o celular que você carrega hoje no bolso. O módulo principal da máquina utilizada tinha, por exemplo, 2.048 Mhz – mais ou menos o mesmo utilizado em calculadoras científicas hoje em dia.


Por essa ótica, seu celular seria um super computador, mas apenas se comparado aos computadores utilizados no fim dos anos 60. Os 4 computadores listados são capazes de processar centenas e até milhares de vezes mais rápido a mesma quantidade de dados que um computador caseiro é capaz.


O quarto lugar pelo ranking de 2013 pertence ao Computador K, residente do Japão no Instituto de Ciência Computacional Avançada de Riken. O K também foi o primeiro computador a ultrapassar a marca de 10 petaFLOPS por segundo. Atualmente, ele conta com mais de 80 mil processadores de 2GHz, totalizando 705,024 núcleos e uma velocidade máxima de 11,2 petaFLOPS.


Terceiro colocado da lista o Sequoia se encontra na Califórnia e gasta seus 1,5 milhão de núcleos em aplicações sobre astronomia, o genoma humano e prevendo mudanças climáticos.


O Titan ocupa o segundo lugar. Desenvolvido em 2012, é utilizado para pesquisas científicas no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos.  Suas especificações são bem detalhadas: 700 Terabytes de RAM, 40 Petabytes de HD, 560,40 núcleos e um fluxo constante de 17,5 petaFLOPS de informação por segundo.


O primeiro lugar é do Tianhe-2 com muita folga. Sua capacidade é quase duas vezes maior que a do Titan.  Essa máquina, desenvolvida pelos chineses como parte de um programa de desenvolvimento tecnológico – o 863 High Technology Program – por uma equipe de mil e trezentos cientistas e custou 390 milhões de dólares americanos.


De acordo com a NUDT – a Universidade Nacional de Tecnologia Defensiva da China – o Tianhe será utilizado para simulações, análises e aplicações de segurança governamental do país. E não é pouca coisa, o que ele tem a oferecer: 3,12milhões de núcleos, um máximo de 54,9 petaFLOPS por segundo, 1,3 Petabytes de RAM e 12,4 Petabytes de HD.



Notas:

1 petabyte = 1015 bytes; 1 petaFLOPS = 1015 FLOPS.

FLOPS (operações de ponto flutuante por segundo) – unidade de medida que representa a capacidade de processamento de um computador, no caso, a quantidade de operações de ponto flutuante. Os pontos flutuantes são as operações e cálculos de processamento que um computador é capaz de fazer em um segundo. Como referência, uma calculadora simples tem uma capacidade de processamento de 10 FLOPS e o processador Core i7 980-X Extreme Edition da Intel atinge até 20 gigaFLOPS (20 X 109 FLOPS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário