Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

GPS embarcado e a privacidade



Carros modernos produzem uma grande quantidade de informações a cada segundo e as grandes montadoras têm acesso a isso, de acordo com declarações do vice-presidente global da divisão de marketing e vendas da Ford, Jim Farley, durante palestra recente em uma feira de comércio na cidade americana de Las Vegas. 

"Nós sabemos todos que descumprem a lei, sabemos quando estão fazendo isso. Se há um GPS no seu carro, sabemos o que você faz", declarou o representante da montadora, que fez uma ressalva: "mas, que seja dito, não repassamos essas informações para qualquer um".

Segundo ele, esses dados poderiam ser utilizados no futuro para o benefício dos motoristas, permitindo que técnicos solucionassem problemas de trânsito, como evitar a formação de congestionamentos.

Penso que as revelações de Farley são preocupantes e óbvias. Os carros com GPS de fábrica permitem que a Ford saiba quando os motoristas estão correndo. Mas a questão é até que ponto os dados podem ser compartilhados.

Lembrando dos recentes vazamentos divulgados por Edward Snowden, ex-funcionário Agência de Segurança Nacional americana (NSA), sabemos da vigilância em nossos  computadores. Acho que podemos vivenciar um ambiente semelhante nas estradas.

A declaração foi relativa à Ford, mas grande parcela dos veículos fabricados atualmente é equipada com computadores que captam todo tipo de informação. Sem proteções, isso pode ser usado de forma abusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário