Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sábado, 14 de junho de 2014

O futuro do mercado de trabalho



No futuro os profissionais que quiserem as melhores oportunidades deverão se concentrar em três tipos de trabalho. As áreas com emprego garantido no futuro são aquelas com tarefas que dificilmente podem ser realizadas por computador.

A primeira tarefa é resolver novos problemas. Os computadores têm de ser ensinados por alguém para se tornarem ferramentas eficientes e produtivas.

A segunda é interpretar informações. Muitos problemas só podem ser resolvidos quando pessoas de várias áreas são reunidas. Isso exige interação, comunicação, reflexão e tomada de decisão. É algo que pessoas com boa formação podem fazer melhor do que computadores.

A terceira área de trabalho para o futuro é a parte do setor de serviços que inclui, por exemplo, cuidados com crianças e idosos, preparação de alimentos e atendimento ao público.

As duas primeiras exigem mais competências e, por isso, pagam salários mais altos. A terceira, embora proporcione muitas oportunidades em países em que a economia se expande, oferece remuneração mais baixa.

As habilidades tradicionais continuarão sendo importantes, especialmente ler e escrever muito bem e dominar operações matemáticas. A diferença é que essas competências assumem um sentido diferente.

Hoje, o desafio é ler bem para continuar a aprender de forma eficiente. Na velocidade em que a tecnologia avança, o foco estará em aprender a aprender.

Um exemplo é quando usamos a internet para fazer uma busca. Parte do desafio é estar apto a diferenciar o pequeno grupo de respostas que de fato é útil para solucionar nosso problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário