Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


domingo, 29 de junho de 2014

Aprender matemática



Aprender matemática é uma tarefa árdua.

Aprender por si só é tarefa árdua, afinal, exige uma modificação de concepções, de crenças, de valores, e modificar-se é difícil.

Entretanto, quanto mais árdua a tarefa, maior é o prazer e a satisfação que sentimos por realizá-la. É provável que a questão não tenha sua raiz na dificuldade da tarefa para aprender matemática, mas no fato de que esta aprendizagem pode simplesmente não estar acontecendo na escola.

A introdução de jogos e quebra-cabeças matemáticos nas aulas é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la.

Dentro da situação de jogo ou desenvolvimento de estratégia, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, os alunos apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem.

Para aprender bem matemática em qualquer nível, é preciso entender  as questões relevantes antes que as respostas façam sentido. Entender uma questão, muitas vezes, depende de saber a história da ideia. De onde veio? Porque é ou era importante? Quem queria a resposta e por que a queria?  

Para ensinar matemática em qualquer nível é necessário ajudar os estudantes a entenderem as questões e formas de pensamento que ligam os detalhes. Muitos estudantes, especialmente nas primeiras séries, têm uma curiosidade natural sobre de onde vieram as coisas. Com orientação, essa curiosidade pode levá-los a entender processos matemáticos que eles precisam conhecer.

Um comentário:

  1. A matemática já começa em nossas vidas mesmo antes de nascermos pois é contados os dias e meses, por isso levamos ela para a vida toda desde o nascimento até nossa "morte".

    ResponderExcluir