Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sábado, 5 de julho de 2014

A competição pelo emprego - parte I



Você está em plena “batalha” por um emprego ou ascensão profissional. Nunca esqueça que competir faz parte de todas as fases da vida.

Nestes casos, o espírito competitivo é uma força positiva que nos impulsiona a evoluir, a crescer e a satisfazer nossos desejos. O desafio, porém, é mantê-lo dentro de limites aceitáveis,  senão corre-se o risco de encarar a vida como uma contenda sem fim, em que se perde o objetivo da disputa.

Numa competição leal, exploramos nossos recursos, como talento, inteligência e experiência, da mesma forma que um atleta usa a técnica e o preparo físico. Também no trabalho ou nos relacionamentos, o jogo tem que ser limpo. Não pode haver dissimulação, manobras de bastidores, ardis para prejudicar os outros ou omissão de informações para obter vantagens.

Competimos com outros profissionais qualificados para assumir um posto de trabalho. Competimos também com o relógio, para entregar um trabalho no prazo, e com os concorrentes, para criar um produto que se sobressaia aos olhos do consumidor. Sob o desafio de estar sempre desenvolvendo e aperfeiçoando talentos e habilidades, temos que ser muito eficientes.

Melhorar nosso desempenho é uma meta permanente e tem mais chances de vencer o competidor que luta não apenas para superar os adversários, mas a si mesmo. Os verdadeiros vencedores competem focando valores consistentes, como o sentido de realização interior, de felicidade por estar fazendo o que gosta, e não simplesmente pensando na fama, no sucesso ou nas recompensas materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário