Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sábado, 19 de julho de 2014

O futuro está chegando



Ao longo dos últimos 200 anos, o mundo vivenciou duas grandes ondas de inovação. Primeiro, a Revolução Industrial nos trouxe máquinas e fábricas, ferrovias, eletricidade, viagens aéreas e nossas vidas mudaram radicalmente. Depois, a revolução da Internet nos trouxe o poder da computação, redes de dados, acesso sem precedente a informação e comunicação e nossas vidas nunca mais foram as mesmas.

Agora, estamos vivenciando outra mudança: a Internet industrial. Ela reúne máquinas inteligentes, poder de análise e a criatividade das pessoas no trabalho. É a junção entre mentes e máquinas. E nossas vidas jamais serão as mesmas.

Na área tecnológica, percebem-se importantes transformações nos setores industriais que têm enorme participação em nossa economia e em nossas vidas: energia, aviação, transporte, saúde. Para os economistas é uma transformação tão poderosa quanto a Revolução Industrial.

Máquinas industriais estão sendo equipadas com um número cada vez maior de sensores eletrônicos que permitem que elas enxerguem, ouçam, sintam como jamais antes, gerando enormes quantidades de dados.

Esses dados são examinados, fornecendo informações que nos permitem operar as máquinas de maneiras totalmente novas, de forma muito mais eficiente. E não apenas máquinas individuais, mas frotas de veículos de transporte, redes de energia elétrica, hospitais e serviços públicos. Trata-se de otimização de recursos e de sistema.

Caminhamos rumo a um mundo onde as máquinas com as quais trabalhamos não são apenas inteligentes, mas são brilhantes. São autoconscientes, preditivas, reativas e sociais. São motores de jatos, locomotivas, turbinas a gás, equipamentos médicos, comunicando-se facilmente, entre si e conosco.

É um mundo onde a própria informação torna-se inteligente e chega até nós automaticamente quando precisamos dela, sem precisarmos procurá-la. Estamos começando a instalar em todo o sistema industrial virtualização embutida, tecnologia de processadores, comunicações avançadas baseadas na nuvem, uma nova estrutura de máquinas definidas por software. Isso tudo permite, de forma remota e automática, monitorar, gerenciar e melhorar recursos industriais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário