Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 25 de julho de 2014

As novas tecnologias e o trabalho



As inovações tecnológicas estão mudando a forma de trabalharmos. Muitos ficarão preocupados com o impacto que a inovação pode causar nos empregos. O desemprego já está alto, e existe sempre um medo de que a inovação acabe com postos de trabalho.

Mas vou enfatizar duas coisas aqui. Primeiro, nós já sobrevivemos à mecanização da agricultura e à automatização da indústria. Os postos de trabalho aumentaram porque a inovação tem a ver, fundamentalmente, com crescimento. Ela torna os produtos mais acessíveis. Ela gera novos empregos.

Em segundo lugar, uma nova geração de mecanismos industriais portáteis e intuitivos tornará a vida mais fácil para trabalhadores de todos os níveis. Novos empregos de alta qualificação surgirão para reorganizar a empresa e para o máximo aproveitamento da tecnologia.

Os pessimistas argumentam que a inovação de hoje se trata de mídias sociais e jogos bobos e, nem de perto, têm o poder transformador que a Revolução Industrial teve. Alguns dizem que todas as inovações que intensificam o crescimento já foram criadas. Entretanto, essa revolução tecnológica é tão inspiradora e transformadora quanto qualquer coisa que já vimos.

A criatividade e a inovação humanas sempre nos impulsionaram. Elas criaram empregos, elevaram os padrões de vida e tornaram nossas vidas mais saudáveis e mais gratificantes. E a nova onda de inovação que está começando a passar pela indústria não é diferente. Aumentar a renda média do trabalhador, impulsionando o crescimento e aumentando o PIB dos países.

Estamos apenas no início dessa transformação, e haverá barreiras a quebrar, obstáculos a superar. Precisaremos investir em novas tecnologias. Precisaremos adaptar as organizações e as práticas gerenciais. Precisaremos de segurança cibernética, que proteja informações confidenciais e a propriedade intelectual e que salvaguarde infraestruturas cruciais dos ataques cibernéticos.

O sistema educacional precisará evoluir para garantir que os estudantes estejam equipados com as habilidades certas. Os desafios econômicos à nossa frente são difíceis, mas a perspectiva é otimista para àqueles que souberem enfrentá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário