Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


domingo, 13 de julho de 2014

A competição pelo emprego - conclusão



Existem algumas ações de comportamento que são fundamentais na “batalha” pelo emprego:

  • Não diminua seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas.
  • Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importante.
  • Não desista enquanto for capaz de um esforço a mais.
  • Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai.
  • Não tenha medo de aprender.


Lembre também que muitas regras não são ensinadas na escola, mas que é bom você compreender como grandes verdades da vida: 

Regra 1: A vida não é fácil – acostume-se com isso.



Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo.


Regra 3: Você não ganhará muito dinheiro assim que sair da escola. Não terá qualquer luxo ou mordomia antes que você tenha conseguido comprá-los.



Regra 4: Se você acha seu professor chato, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.



Regra 5: Trabalhar ou “fazer bicos” para conseguir algum dinheiro não está abaixo da sua posição social. Na vida profissional, isto é chamado de oportunidade. 



Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, nem do meio em que vive e tampouco da genética. O que forem teus atos, assim será o teu destino. 


Regra 7: Sua escola pode ter eliminado  a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente nada na vida real. Se pisar na bola, está despedido. Faça certo da primeira vez.


Regra 8: Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que trabalhar para se sustentar. 

Regra 9: Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas, também chamados de “nerds”). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário