Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sábado, 20 de setembro de 2014

Fora de série: sorte e oportunidade - conclusão



Um marco da computação foi janeiro de 1975. Nessa época, a revista Popular Electronics publicou uma matéria de capa sobre uma máquina extraordinária chamada Altair 8800. Era um pequeno engenho que custava 400 dólares e podia ser montada em casa. A manchete dizia: “Projeto revolucionário! Primeiro kit de minicomputador do mundo a competir com os modelos comerciais.”

Para os leitores da revista, que na época era a Bíblia do emergente mundo dos computadores, aquela manchete foi uma revelação. Até então, os computadores eram os enormes e caros mainframes, como os do Centro de Computação da Universidade de Michigan. Todo programador e aficionado da eletrônica sonhava com o dia em que surgiria uma máquina suficientemente pequena e barata para uma pessoa comum usar e ter. Aquele dia enfim chegara.

Se janeiro de 1975 foi o despontar da era do PC, quem estaria em melhor posição para tirar vantagem disso? A ideia perfeita para se ter em 1975 seria, em outras palavras: ser velho o suficiente para fazer parte daquela revolução, mas não a ponto de tê-la perdido. Considerando uma média de 20 ou 21 anos, isso significaria ter nascido em 1954 ou 1955.

Data de nascimento de alguns expoentes na computação:

·        Bill Gates – Microsoft: 28 d e outubro de 1955.
·        Paul Allen – Microsoft: 21 de janeiro de 1953.
·        Steve Ballmer – Microsoft: 24 de março de 1956.
·        Steve Jobs – Apple Computer: 24 de fevereiro de 1955.
·        Eric Schmidt – Novell / Google: 25 de abril de 1955.
·        Bill Joy – Sun Microsystems / Java: 8 de novembro de 1954.
·        Scott McNealy – Sun Microsystems: 13 de novembro de 1954.

É claro que nem todo o magnata da computação do Vale do Silício nasceu nesses anos. Mas existem padrões mostrando que o sucesso não é só mérito individual. É preciso agarrar a oportunidade que surge no momento e no local certos. São histórias de pessoas que perceberam ou receberam uma oportunidade especial de trabalhar muito e a agarraram e que, por acaso, estavam entrando na maioridade numa época em que aquele esforço extraordinário era recompensado pela sociedade. Seu sucesso não foi criado só por elas. Foi o produto do mundo onde cresceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário