Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


domingo, 28 de setembro de 2014

Pensamentos sobre o conhecimento



O conhecimento não é impessoal como o dinheiro. O conhecimento não está num livro, numa base de dados, num software; estes contêm apenas informação. O conhecimento está sempre corporificado numa pessoa; é carregado por ela; criado, aumentado ou aprimorado; aplicado, ensinado e transmitido, utilizado de maneira adequada ou não por ela.
Peter Ferdinand Drucker (professor, escritor, considerado o pai da administração moderna)

Os caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora.
São Beda Venerável (monge anglo-saxão, escritor, considerado o pai da história inglesa) 

Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.
René Descartes (filósofo, físico e matemático francês, considerado o fundador da filosofia moderna, pai da matemática moderna e um dos pensadores mais importantes da história do Pensamento Ocidental)

O desenvolvimento se define quase que exclusivamente em termos da capacidade de geração autônoma do conhecimento, da capacidade de disseminá-lo e da capacidade de utilizá-lo. Esta é a verdadeira diferença entre os países cujos cidadãos são capazes de realizar plenamente o seu potencial como seres humanos e aqueles que não têm essa capacidade.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa.
Albert Einstein (físico alemão radicado nos Estados Unidos, Prêmio Nobel de Física, desenvolveu a Teoria da Relatividade)

Podemos pensar que, por entender “um”, tem de entender “dois”, porque um e um fazem dois. Mas também temos de entender o “e”.
Antigo pensamento sufi (corrente mística com origem no Oriente Médio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário