Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Teoria dos Jogos



Teoria dos Jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno em aplicações financeiras.

Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico e depois usada para definir estratégias militares, a teoria dos jogos é hoje usada em diversos campos acadêmicos: ciência política, ética, economia, filosofia, jornalismo, inteligência artificial e cibernética.

Na administração de estratégia a teoria dos jogos ajuda a examinar várias permutações e combinações de condições que podem alterar a situação. As questões estratégicas da vida real dão origem a um número imenso de variações, impossibilitando o tratamento exaustivo de todas as possibilidades. O objetivo é ajudar a ordenar o pensamento estratégico. 

A teoria dos jogos estuda decisões que são tomadas em um ambiente onde vários jogadores interagem. Em outras palavras, estuda as escolhas de comportamentos ótimos quando o custo e beneficio de cada opção não é fixo, mas depende da escolha dos outros indivíduos. 

Na prática, a teoria dos jogos se resume a conseguir analisar determinada situação levando em consideração unicamente seus aspectos essenciais (o que é bem complexo). Depois disso as estratégias são individuais, utilizando técnicas específicas. 

Não há uma fórmula matemática universal, mas existem conceitos fundamentais na Teoria dos Jogos, como a noção de equilíbrio. Esse conceito foi inventado por John Nash, a quem a maioria das pessoas conhece pelo filme Uma Mente Brilhante

Nenhum comentário:

Postar um comentário