1) Conecte
as informações: ao começar, primeiro explique a função e a importância do que
está sendo apresentado. Não comece falando de detalhes ou números específicos.
É necessário primeiro criar a conexão entre aquilo que está sendo falado e
aquilo que o ouvinte conhece. Na sua fala, passe os dados de maneira conectada
uns com os outros.
2) Enxugue
os dados: ao fazer o slide de
PowerPoint, preocupe-se em organizar e juntar os elementos de maneira a
facilitar a compreensão de quem está vendo. Não o deixe muito poluído, com
dados demais. Ao fazer a apresentação, as pessoas têm a tendência de olhar para
o slide e achar que não deve deixar espaço vazio.
3)
Destaque o que é importante: não copie e cole tabelas e gráficos do PowerPoint.
Preocupe-se em tornar os números legíveis e destaque o que é mais importante.
4)
Crie uma unidade visual: ao pegar slides que selecionou de diversas fontes, crie
uma unidade visual entre os elementos deles, como títulos e tabelas. Caso
contrário, a apresentação vai parecer uma colcha de retalhos, demonstrando
falta de cuidado com a informação.
5)
Cuidado com as animações e sons: não use animações exageradas, sem ter uma função específica. Animação pode ser um
ótimo recurso quando usada para apresentar os dados em etapas, criando blocos
de pensamento que acompanham o ritmo do que está sendo falado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário