Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cinco dicas para uma apresentação eficiente



1) Conecte as informações: ao começar, primeiro explique a função e a importância do que está sendo apresentado. Não comece falando de detalhes ou números específicos. É necessário primeiro criar a conexão entre aquilo que está sendo falado e aquilo que o ouvinte conhece. Na sua fala, passe os dados de maneira conectada uns com os outros.

2) Enxugue os dados: ao fazer o slide de PowerPoint, preocupe-se em organizar e juntar os elementos de maneira a facilitar a compreensão de quem está vendo. Não o deixe muito poluído, com dados demais. Ao fazer a apresentação, as pessoas têm a tendência de olhar para o slide e achar que não deve deixar espaço vazio. 

3) Destaque o que é importante: não copie e cole tabelas e gráficos do PowerPoint. Preocupe-se em tornar os números legíveis e destaque o que é mais importante.

4) Crie uma unidade visual: ao pegar slides que selecionou de diversas fontes, crie uma unidade visual entre os elementos deles, como títulos e tabelas. Caso contrário, a apresentação vai parecer uma colcha de retalhos, demonstrando falta de cuidado com a informação.

5) Cuidado com as animações e sons: não use animações exageradas, sem ter uma função específica. Animação pode ser um ótimo recurso quando usada para apresentar os dados em etapas, criando blocos de pensamento que acompanham o ritmo do que está sendo falado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário