Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Soluções quebra-cabeças



1) A probabilidade é de ¼ (25%). O carro tem quatro pneus, portanto, seja DD o pneu dianteiro direito e assim por diante, há 16 combinações possíveis entre as respostas dos dois alunos. Se a primeira resposta citada representa a do estudante A e a segunda a do estudante B, as possíveis respostas combinadas são : (DD, DD), (DD, DE), (DD, TD), (DD, TE), (DE, DD), (DE, DE), (DE, TD), (DE, TE), (TD, DD), (TD, DE), (TD, TD), (TD, TE), (TE, DD), (TE, DE), (TE, TD), (TE, TE). Dentre estas, quatro apresentam concordância: (DD, DD), (DE, DE), (TD, TD), (TE, TE). Portanto, a probabilidade é de 4/16, ou ¼.

2) O raciocínio incorreto: como já sabemos que um dos bebês é uma menina, a chance de que o segundo bebê seja menina é de 50%; portanto a probabilidade de que ambas sejam meninas é de 50%.

A informação de que um dos bebês é uma menina significa que estamos deixando de considerar a possibilidade de que ambos sejam meninos. Eliminamos o possível resultado (menino, menino) do espaço amostral. Isso deixa apenas três resultados possíveis: (menina, menino), (menino, menina) e (menina, menina). Desses, apenas (menina, menina) é o resultado favorável, portanto a chance de que ambos os bebês sejam meninas é de 1/3 ou 33%.

Agora podemos perceber a importância de, no enunciado do problema não existir a especificação sobre qual dos bebês era a filha. Por exemplo, se o problema pedisse a chance de que ambos os bebês fossem meninas dado que o primeiro é menina, teríamos eliminado (menino, menino) e (menino, menina) do espaço amostral, e assim a probabilidade seria de 50%.
 
Parabéns a todos que participaram e, em especial, ao único que solucionou os dois quebra-cabeças: Varlei - CTEL E4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário