Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Técnico em Eletromecânica

O Técnico em Eletromecânica, ao término do curso, deverá apresentar competências gerais, apoiadas em bases científicas e tecnológicas e em atributos humanos, tais como criatividade, autonomia intelectual, pensamento crítico, capacidade de monitorar desempenhos e estar capacitado a interpretar e elaborar projetos elétricos e mecânicos de controle, de instalação ou de manutenção de máquinas, equipamentos e instrumentos; organizar e programar o processo de manutenção elétrica e mecânica; aplicar métodos de segurança no trabalho e de melhorias da qualidade do produto; projetar ou colaborar na melhoria dos sistemas de produção, instalação e manutenção.

Algumas atividades que o Técnico em Eletromecânica desempenha

Colabora na elaboração e interpreta projetos elétricos e mecânicos.
Organiza a produção elétrica e mecânica e controla as manutenções preditivas, preventivas e corretivas.
Desenvolve treinamentos técnicos e programas de qualidade para a otimização de produto.
Analisa produtos, elabora requisição, pareceres e relatórios de sua competência.
Programa, orienta e executa a manutenção de máquinas e equipamentos mecanizados.
Dissemina informações relativas a novas tecnologias.
Gerenciamento de pessoal da área de Eletromecânica.
Diligencia e aplica métodos de segurança no trabalho, entre outras.
Avalia projetos, esquemas e instruções; especifica componentes e materiais; elabora desenhos e diagramas; define os processos de fabricação e de montagem de componentes.

Disciplinas do curso

Desenho Técnico, Administração Industrial, Metrologia, Materiais e Ensaios, Tecnologia Mecânica, Processos de Fabricação, Redação Técnica, Elementos de Máquinas, Resistência dos Materiais, Eletrotécnica, Eletrônica, Informática, Instalações e Máquinas Elétricas, Pneumática e Hidráulica, Projetos, Controlador Lógico Programável, Manutenção Eletromecânica.

Que tipo de atividades irá desempenhar

Atuam como assistentes no desenvolvimento de projetos de máquinas, equipamentos e instalações em indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos, fabricação e montagem de veículos, indústrias de processos contínuos, de distribuição de eletricidade, água e gás, entre outras. O trabalho realizado pelo técnico em eletromecânica inclui diversas atividades relativas à produção e montagem de máquinas e equipamentos, desde a elaboração do projeto até a inspeção e o teste do produto final. Ele avalia projetos, esquemas e instruções; especifica componentes e materiais; elabora desenhos e diagramas; define os processos de fabricação e de montagem de componentes. Além disso, constrói e testa protótipos, e coordena a fabricação de peças e componentes por usinagem, conferindo dimensões e acabamento.

O que as empresas esperam do profissional

Que busque o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado tecnologicamente, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades executadas, é necessário mostrar-se interessado pelo que faz e estar sempre se atualizando sobre novas técnicas para a melhoria de qualidade e o aumento da produtividade.
Que tenha espírito de liderança e saiba relacionar-se com superiores e subordinados, apresentar soluções para os desafios enfrentados no dia-a-dia de trabalho, além de demonstrar segurança e flexibilidade na tomada de decisões.
Que saiba trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas, saber ouvi-las e estar preparado para receber sugestões e críticas.

36 comentários:

  1. Ricardo um técnico de eletromecânica pode assinar projeto elétrico? se sim até quantos KVA?

    abraços

    Cristiano Saels

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os profissionais que podem exercer projetos elétricos e de rede de distribuição de energia são os engenheiros eletricistas, com atribuições do artigo 8° da Resolução n° 218/73, do Confea ou do Art. 33 do Decreto Federal n° 23.569/33. Não há limitação de potência elétrica nem classe de tensão para os engenheiros eletricistas. Quanto aos Técnicos em Eletrotécnica estão limitados a 800 KVA, em baixa tensão.
      Os demais cursos técnicos não habilitam para a assinatura de projeto elétrico.

      Excluir
    2. Pelo que vejo o problema não é em assumir um cargo na área elétrica, mas sim em assinar projetos elétricos pois o DECRETO Nº 90.922, DE 6 FEV 1985 não relata em nenhum momento o técnico em eletromecânica. Então pelo decreto apenas o técnico em eletrotécnica pode assinar os projetos elétricos ate 800kva, mas o de eletromecânica pode assinar o TRT para executar o projeto. Agora tendo a instituição e o CFT dando algum documento de equivalência entre os cursos é menos pior. Mas o ideal seria o CFT incluir também o técnico em eletromecânica para a projetar e dirigir instalações elétricas com demanda de energia de até 800 kva. Já que o CFT não incluiu fica um pouco complicado. Agora não sei se as concessionárias estão aceitando os projetos assinados por técnicos em eletromecânica. Vale lembrar que o CFT foi criado não tem muito tempo e que seu atendimento não é um dos melhores. Mas eles deveriam regulamentar melhor o técnico em eletromecânica pois fica parecendo que o técnico formado não é nem um, nem outro. Vejam que a RESOLUÇÃO Nº 121 de 14 DE DEZEMBRO DE 2020 do CFT fala que o técnico em eletromecânica pode:
      NO ART 1
      III – orientar e coordenar a execução dos serviços de manutenção de equipamentos
      elétricos, mecânicos e instalações elétricas;
      JA NO ART 2
      I – Planejar e conduzir a execução técnica de trabalhos profissionais, bem como
      orientar e coordenar equipes de execução de instalações, montagens, operações, reparos ou
      manutenções;
      OBS: MAS INFELISMENTE NÃO FALA NADA EM PROJETAR, ENTÃO NA VISÃO DO CFT O TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA PODE EXECUTAR OS PROJETOS E SE RESPONSABILIZAR POR ELES ATRAVÉS DA TRT, MAS NÃO EM SE RESPONSABILIZAR PELO PROJETO.
      Pode ser que futuramente o CFT veja que os formados em eletromecânica possuem a o mesmo conhecimento que o eletrotécnica para a assinar os projetos.

      De acordo com o DECRETO Nº 90.922, DE 6 FEV 1985
      § 2º Os técnicos em Eletrotécnica poderão projetar e dirigir instalações elétricas com demanda de energia de até 800 kva, bem como exercer a atividade de desenhista de sua especialidade. INFELISMENTE não incluíram o técnico em eletromecânica.

      Lembrando que é o CFT que regulamenta o que os técnicos podem fazer e fazer algo que não esta claramente regulamentado pode gerar problemas.

      Excluir
  2. tbm tenho a mesma duvida...Ricardo um técnico de eletromecânica pode assinar projeto elétrico? se sim até quantos KVA?

    ResponderExcluir
  3. tbm tenho a mesma duvida...Ricardo um técnico de eletromecânica pode assinar projeto elétrico? se sim até quantos KVA?

    ResponderExcluir
  4. tbm tenho a mesma duvida...Ricardo um técnico de eletromecânica pode assinar projeto elétrico? se sim até quantos KVA?

    ResponderExcluir
  5. eu tenho uma duvida extra, eletromecanicos tem uma enfase com eletrotecnica certo ? então, eu poderia assinar projetos de telecom ? como, provedores de internet..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raimundo

      Conforme Resolução CONFEA (vide resposta anterior), formados em Cursos Técnicos de Eletromecânica e Eletrônica (os de Eletrotécnica, limitados a 800kVA), não podem assinar projetos nas áreas técnicas. Suas competências permitem assinar como responsável pela execução do projeto, emitir ARTs, chefiar equipes de trabalho, etc.

      Abraço

      Excluir
  6. sou um técnico em eletromecânica e não posso assinar projetos? más quando iniciei o curso a entidade disse que eu poderia sim assinar.

    ResponderExcluir
  7. pois no curso elaboramos projetos elétricos e mecânicos,
    criamos projetos e mesmo assim não podemos assinar projetos de até 800kva?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,

    Sou Técnico em telecomunicações, posso ta assinando por projetos elétricos?? Se sim ate quantos KVA.

    ResponderExcluir
  9. Um técnico em Eletromecanica pode se inscrever para um concurso como técnico em mecânica?

    ResponderExcluir
  10. Um técnico em Eletromecanica pode se inscrever em um concurso como técnico em mecânica?

    ResponderExcluir
  11. E tecnólogo em mecatrônica industrial pode assinar até quantos KVA?

    ResponderExcluir
  12. Um eletrotécnico pode assinar ART de serviços simples de manutenção como por exemplo troca de reatores disjuntores, limpeza e reaperto de quadros elétricos de baixa tenção?

    ResponderExcluir
  13. Sou eletromecânico! Posso ser contratado e exercer as funções de eletrotécnico???

    ResponderExcluir
  14. Realmente é muito confuso isso . Não sei pra que criaram esse curso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concluí esse curso em 1997.tenho + de 6 anos atuando como técnico em Elétrica.E hoje não consigo trabalhar porque algumas empresas estão exigindo Eletrotécnica.

      Excluir
  15. Por favor seja claro, um técnico em eletromecânica pode assinar projetos elétricos ???

    ResponderExcluir
  16. Leia o primeiro comentário, pode assinar até 800kva ..

    ResponderExcluir
  17. Por favor sejam claros, um técnico em eletromecânica pode assinar projetos elétricos de ate quantos KVA?

    ResponderExcluir
  18. Olá Ricardo, tudo bem? Um técnico em eletromecânica pode se habilitar ao CREA?

    ResponderExcluir
  19. Sou técnico em eletromecânica, queria saber se posso assinar art de ponte rolantes.

    ResponderExcluir
  20. Também tô mais perdido que cego em tiroteio.
    Segundo me falaram quando entrei no curso técnico eletromecânico esse profissional era um Eletrótecnico com conhecimento em mecânica podendo assim atuar nas duas profissões como Eletrótecnico ou como mecânico.

    ResponderExcluir
  21. Amigos Técnico em Eletromecânica NAO PODE ASSINAR PROJETO ELÉTRICO. Somente os técnicos em eletrotécnica limitados a 800 Kva !!!!

    ResponderExcluir
  22. Querido ricardo, quando eu comecei meu curso tecnico em eletromecanica (2018) meu professor nos passou a informação de que eletromecanico pode assinar projetos de ate 50kVA. Mas disse tambem que não entende porque criar uma unificaão entre as áreas se não teremos a mesma liberdade de um tecnico em mecanica e um tecnico em eletrica. então concluo refletindo: porque nao nos dão tal liberdade? afinal de contas estudamos profundamente em ambas as materias???

    ResponderExcluir
  23. eu tenho o desejo de que alguem do CREA OU SINTEC/RJ me respondesse quais os critérios que nos restringe quanto a nossa responsabilidade em projetos????? se tiver alguem de um desses conselhos porfavor explica ae porque essa palhaçada??

    ResponderExcluir
  24. Sou formado.em.eletromecanica posso assinar uma art de serviço de logica

    ResponderExcluir
  25. boa noite quem e formado em eletromecanica pode assinar projetos mecanicos de isntrutura?

    ResponderExcluir
  26. Tenho curso de eletromecânica. Prestei concurso para eletrotécnico ( concurso federal ). O órgão aceitou o certificado de eletromecânica e tomei posse , executo todas atribuição de eletrotécnico hoje. Só precisei de uma declaração da entidade que se formei e do CREA dando equivalência entre os cursos . E tenho vários amigos nessa mesma situação que são servidores em distribuidoras , geradoras e transmissoras de energia . Agora essa equivalência ao contrário não pode . Um Eletrotécnico assumir vaga de eletromecânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que vejo o problema não é em assumir um cargo na área elétrica, mas sim em assinar projetos elétricos pois o DECRETO Nº 90.922, DE 6 FEV 1985 não relata em nenhum momento o técnico em eletromecânica. Então pelo decreto apenas o técnico em eletrotécnica pode assinar os projetos elétricos ate 800kva, mas o de eletromecânica pode assinar o TRT para executar o projeto. Agora tendo a instituição e o CFT dando algum documento de equivalência entre os cursos é menos pior. Mas o ideal seria o CFT incluir também o técnico em eletromecânica para a projetar e dirigir instalações elétricas com demanda de energia de até 800 kva. Já que o CFT não incluiu fica um pouco complicado. Agora não sei se as concessionárias estão aceitando os projetos assinados por técnicos em eletromecânica. Vale lembrar que o CFT foi criado não tem muito tempo e que seu atendimento não é um dos melhores. Mas eles deveriam regulamentar melhor o técnico em eletromecânica pois fica parecendo que o técnico formado não é nem um, nem outro. Vejam que a RESOLUÇÃO Nº 121 de 14 DE DEZEMBRO DE 2020 do CFT fala que o técnico em eletromecânica pode:
      NO ART 1
      III – orientar e coordenar a execução dos serviços de manutenção de equipamentos
      elétricos, mecânicos e instalações elétricas;
      JA NO ART 2
      I – Planejar e conduzir a execução técnica de trabalhos profissionais, bem como
      orientar e coordenar equipes de execução de instalações, montagens, operações, reparos ou
      manutenções;
      OBS: MAS INFELISMENTE NÃO FALA NADA EM PROJETAR, ENTÃO NA VISÃO DO CFT O TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA PODE EXECUTAR OS PROJETOS E SE RESPONSABILIZAR POR ELES ATRAVÉS DA TRT, MAS NÃO EM SE RESPONSABILIZAR PELO PROJETO.
      Pode ser que futuramente o CFT veja que os formados em eletromecânica possuem a o mesmo conhecimento que o eletrotécnica para a assinar os projetos.

      De acordo com o DECRETO Nº 90.922, DE 6 FEV 1985
      § 2º Os técnicos em Eletrotécnica poderão projetar e dirigir instalações elétricas com demanda de energia de até 800 kva, bem como exercer a atividade de desenhista de sua especialidade. INFELISMENTE não incluíram o técnico em eletromecânica.

      Excluir
  27. BOA TARDE, O TECNICO EM ELETROMECANICA PODE EMITIR ART DO SERVIÇO DE MANUTENÇAO DE MOTOR DE UM GERADOR ELETRICO?

    ResponderExcluir
  28. já li documentos que pode assinar ate 75kW

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, técnico eletromecânica pode assinar projetos de montagem de pivôs de irrigação ?
    Pois toda atividade e o que aprendi no curso tanto elétrica como mecânica montagem de tubos e eletrica

    ResponderExcluir