Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


domingo, 11 de maio de 2014

Falar e escrever certo



Dominar a norma culta de um idioma é fundamental para profissionais de todas as áreas. Engenheiros, técnicos, médicos, economistas, advogados, contabilistas e administradores que falam e escrevem certo, com lógica e riqueza vocabular, têm mais chance de chegar ao topo do que profissionais tão qualificados quanto eles, mas sem o mesmo domínio da palavra.

Nas grandes corporações, os testes de admissão concedem à competência linguística dos candidatos o mesmo peso dado à aptidão para trabalhar em grupo ou ao conhecimento de matemática.

A globalização e a revolução tecnológica da internet estão dando origem a um "novo mundo linguístico". Entre os fenômenos desse novo mundo estão as subversões da ortografia presentes nos blogs e nas trocas de e-mails e o aumento no ritmo da extinção de idiomas.

A comunicação por escrito se tornou mais ágil e veloz, aproximando-se, nesse sentido, da fala. Até no âmbito profissional a objetividade eletrônica está imperando. A carta comercial que iniciava com a fórmula "vimos por meio desta" é peça de museu. Gêneros como a carta circular ou o requerimento estão em extinção. O e-mail absorveu essas funções.

Além de conhecer as palavras, é preciso que se tenha alguma coisa a dizer de forma lógica e racional. O vocabulário, por si só, não garante precisão ou beleza na escrita. Mas não podemos ignorar a revolução cultural da internet.

Como toda inovação tecnológica abrangente, a civilização digital incorporou palavras em inglês (site, mouse, download, hardware, software). 

Essas adições causam horror aos puristas da linguagem. No entanto, a maior fonte de enriquecimento dos idiomas em todos os tempos é a incorporação de vocábulos oriundos de línguas estrangeiras e de revoluções tecnológicas.

2 comentários:

  1. Realmente, quando se utiliza da forma culta para realizar um pronunciamento por exemplo, faz com que seja exibido um padrão profissional mais convincente fazendo do profissional alguém capaz de se comunicar de forna clara e consequentemente eficaz em seu meio.

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  2. Realmente saber escrever diferencia uns dos outros,porém não só saber escrever tem que ter em mente cada palavra e significado desta tal palavra usada,saber colocar cada palavra no seu devido "lugar" ajuda muito, por exemplo, como diz o texto em uma admissão dentro de uma empresa. Mas nem todos tem o "dom" de escrever, porém com muita pratica isso pode ser mudado.

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