Em 2003 comecei a lecionar eletrônica no Curso
Técnico em Eletromecânica do Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon. E,
como qualquer professor, passava exercícios, avaliações e tarefas para casa. As
notas dessas atividades representavam a condição necessária para ser
considerado apto ou não nas etapas.
O que sempre me impressionou era que o quociente de
inteligência (QI) não era a única diferença entre os meus melhores e piores
alunos. Alguns dos meus alunos com melhor desempenho não tinham um QI espetacular.
Alguns dos meus alunos mais inteligentes não se davam sempre bem.
E isso me fez refletir. As coisas que você precisa
aprender em eletrônica são difíceis e exigem uma boa base em matemática e
física.
Mas não são conceitos impossíveis, e eu tinha plena
certeza de que cada um dos meus alunos era capaz de aprender o conteúdo caso se
dedicasse tanto quanto o necessário.
Desde 2012 temos também o Curso Técnico em
Eletrônica no IEEMC. Esses anos como professor me ajudaram a concluir que o que
precisamos na educação é uma compreensão melhor dos alunos e do aprendizado, sob
uma perspectiva motivacional, sob uma perspectiva psicológica.
Então pesquisei sobre o assunto, tentando responder
a pergunta "Quem será bem sucedido na vida profissional e por quê?".
Resposta na próxima semana.
Será bem sucedido na vida profissional, aquele que tem interesse no que estuda, que faz por interesse de saber como funciona, e gosta de exercer o que faz. Pois aquele que faz por dinheiro não faz com o carinho daquele que faz com o coração.
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