Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


segunda-feira, 6 de abril de 2015

A chave para o sucesso é a determinação



Em 2003 comecei a lecionar eletrônica no Curso Técnico em Eletromecânica do Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon. E, como qualquer professor, passava exercícios, avaliações e tarefas para casa. As notas dessas atividades representavam a condição necessária para ser considerado apto ou não nas etapas.

O que sempre me impressionou era que o quociente de inteligência (QI) não era a única diferença entre os meus melhores e piores alunos. Alguns dos meus alunos com melhor desempenho não tinham um QI espetacular. Alguns dos meus alunos mais inteligentes não se davam sempre bem.

E isso me fez refletir. As coisas que você precisa aprender em eletrônica são difíceis e exigem uma boa base em matemática e física.

Mas não são conceitos impossíveis, e eu tinha plena certeza de que cada um dos meus alunos era capaz de aprender o conteúdo caso se dedicasse tanto quanto o necessário.

Desde 2012 temos também o Curso Técnico em Eletrônica no IEEMC. Esses anos como professor me ajudaram a concluir que o que precisamos na educação é uma compreensão melhor dos alunos e do aprendizado, sob uma perspectiva motivacional, sob uma perspectiva psicológica.

Então pesquisei sobre o assunto, tentando responder a pergunta "Quem será bem sucedido na vida profissional e por quê?". 

Resposta na próxima semana.

 

Um comentário:

  1. Será bem sucedido na vida profissional, aquele que tem interesse no que estuda, que faz por interesse de saber como funciona, e gosta de exercer o que faz. Pois aquele que faz por dinheiro não faz com o carinho daquele que faz com o coração.

    ResponderExcluir