Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


segunda-feira, 13 de abril de 2015

A chave para o sucesso é a determinação - final



Em todos os estudos feitos, sob diferentes contextos, uma característica se destacou como um significativo indicador de sucesso.

E não foi a inteligência social. Não foi a boa aparência, a saúde física, nem o quociente de inteligência (QI). Foi a determinação.

Determinação é paixão e perseverança em objetivos de longo prazo. Determinação é ter resistência. Determinação é agarrar o seu futuro, dia após dia, não apenas durante uma semana, não apenas durante um mês, mas durante anos, e trabalhar muito para tornar real esse futuro. Determinação é viver a vida como uma maratona, não uma corrida curta.

Passei a observar a determinação nas salas de aula do IEEMC, agora lecionando em dois cursos técnicos. Verifiquei que os alunos mais determinados eram significativamente mais propensos a concluírem o curso, independentemente de características como renda familiar, média de notas nas avaliações e o nível de segurança que eles sentiam quando estavam na escola.

O que mais impressiona é que sabemos muito pouco sobre determinação. A ciência conhece muito pouco sobre como gerá-la.

Uma constatação é que talento não nos torna determinados. As pesquisas mostram claramente que existem muitas pessoas talentosas que simplesmente não vão até o fim com seus compromissos.

Então, como gerar determinação em alunos? Talvez a melhor resposta seja algo chamado "mentalidade de crescimento". Trata-se da crença de que a capacidade de aprendizado não é rígida, que ela pode mudar com o esforço.

Quando os alunos leem e aprendem a respeito do cérebro e como ele cresce em resposta a desafios, é bem mais provável que eles perseverem quando falharem, pois não acreditam que a falha seja uma situação permanente.


Um comentário:

  1. Observei uma palavra em que aparece inúmeras vezes no texto acima mencionado pelo professor Ricardo que chamou muito a minha atenção.
    "DETERMINAÇÃO". Aparece nada mais que "oito" vezes,isso serve para mim e todos os alunos que de uma maneira ou outra desejam realizar suas metas ou seja DEUS em primeiro lugar e segundo DETERMINAÇÃO em querer alcançar seus objetos.Obrigado por mais esse incentivo,levarei para sempre esse ensinamento.

    ResponderExcluir