Em todos os estudos feitos, sob diferentes
contextos, uma característica se destacou como um significativo indicador de
sucesso.
E não foi a inteligência social. Não foi a boa aparência,
a saúde física, nem o quociente de inteligência (QI). Foi a determinação.
Determinação é paixão e perseverança em objetivos
de longo prazo. Determinação é ter resistência. Determinação é agarrar o seu
futuro, dia após dia, não apenas durante uma semana, não apenas durante um mês,
mas durante anos, e trabalhar muito para tornar real esse futuro. Determinação
é viver a vida como uma maratona, não uma corrida curta.
Passei a observar a determinação nas salas de aula
do IEEMC, agora lecionando em dois cursos técnicos. Verifiquei que os alunos
mais determinados eram significativamente mais propensos a concluírem o curso,
independentemente de características como renda familiar, média de notas nas
avaliações e o nível de segurança que eles sentiam quando estavam na escola.
O que mais impressiona é que sabemos muito pouco sobre determinação. A ciência conhece muito pouco sobre como gerá-la.
Uma constatação é que talento não nos torna
determinados. As pesquisas mostram claramente que existem muitas pessoas talentosas que simplesmente não vão até o fim com seus compromissos.
Então, como gerar determinação em alunos? Talvez a melhor resposta seja algo chamado "mentalidade de crescimento". Trata-se da crença de que a capacidade de aprendizado não é rígida, que ela pode mudar com o esforço.
Observei uma palavra em que aparece inúmeras vezes no texto acima mencionado pelo professor Ricardo que chamou muito a minha atenção.
ResponderExcluir"DETERMINAÇÃO". Aparece nada mais que "oito" vezes,isso serve para mim e todos os alunos que de uma maneira ou outra desejam realizar suas metas ou seja DEUS em primeiro lugar e segundo DETERMINAÇÃO em querer alcançar seus objetos.Obrigado por mais esse incentivo,levarei para sempre esse ensinamento.