Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bateria, uma fronteira tecnológica



Um smartphone tem um conjunto de microprocessadores 1300 vezes mais potente que os dos imensos computadores da missão Apollo 11, que levou o homem a Lua em 1969. As inovações tecnológicas são muitas, amparadas pela internet.

Mas esse ritmo de descobertas corre o risco de ser paralisado. Em cinco anos, estima-se que um dos elementos responsáveis por acelerar os avanços tecnológicos atingirá o máximo de seu desenvolvimento: as baterias. Sem elas, smartphones, tablets, notebooks e carros elétricos seriam dispositivos inúteis.

As baterias têm um limite intransponível, imposto pelo tipo de material que as compõe, condição determinante para a quantidade de energia que são capazes de armazenar.

Diante da urgência em achar soluções, a indústria tem reagido como sempre faz quando depara com um impasse fundamental do qual não parece haver saída. As grandes companhias batalham para controlar a tecnologia existente, focando no que existe de mais avançado.

A história da humanidade mostra que o ser humano é habilidoso em superar problemas científicos. O impossível só é impossível enquanto não se achou solução. O desenvolvimento tecnológico da bateria passa por esse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário