Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Tecnologias de baterias



O progresso de desenvolvimento das baterias se dá pela descoberta de reações químicas afeitas a estender o poder de armazenamento e distribuição de energia elétrica.

A bateria chumbo ácido é a tecnologia mais antiga a ainda ser utilizada em grande escala. É barata e simples de ser fabricada. Utilizada em veículos e equipamentos hospitalares, possui a menor capacidade de armazenamento, o que faz com que sua estrutura tenha grandes dimensões.

A bateria de níquel-cádmio tem o preço mais acessível. Utilizada em pilhas, câmeras e utensílios domésticos, comporta menos carga que as outras e vicia (não carrega-la plenamente faz com que sua capacidade diminua com o tempo).

A bateria de íon de lítio armazena mais energia em menos espaço. Utilizada em celulares, notebooks, tablets e carros elétricos, é a mais cara das utilizadas hoje e estima-se que sua capacidade máxima de armazenamento de energia será alcançada em 2020.

Para garantir o contínuo progresso da tecnologia, será necessário achar um material que permita a fabricação de baterias menores, mas eficientes. Algumas possibilidades para o futuro são o grafeno e o alumínio.

A bateria de grafeno armazena ao menos dez vezes mais energia que uma de íon de lítio, mas a produção ainda é muito cara e restrita a laboratórios. A bateria de alumínio carrega por completo em um minuto, mas ainda não atinge a tensão de 3,7 volts, o mínimo necessário para ligar a maioria dos equipamentos eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário