Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Agregar valor ao produto



O que significa agregar valor?
                                                  
Digamos que todos os produtos, mesmo os indivisíveis, pudessem ser comprados por quilo. Um quilo de minério de ferro custaria 21 centavos. Um quilo de leite, 2 reais. Um quilo de queijo fatiado custaria 30 reais, o mesmo valor de 1 quilo do carro popular mais vendido no Brasil.

O que ocorreu na transformação de ferro em carro e de leite em queijo é o que os economistas chamam de agregação de valor. A tecnologia e o saber adicionaram valor ao leite e ao ferro, e o produto final foi ofertado a um preço bem maior do que a simples soma dos insumos utilizados em seu fabrico.

Conhecimento e tecnologia são fundamentais nesse processo.

A agregação de valor está na base do processo de enriquecimento das nações. Nações mais desenvolvidas vendem produtos mais elaborados. Como exemplo, os principais produtos exportados pela Alemanha são reatores nucleares, caldeiras, máquinas e equipamentos, automóveis, tratores, materiais elétricos e artigos farmacêuticos.

Em 2014, as cinco principais commodities brasileiras exportadas renderam ao país 100 bilhões de dólares. No mesmo ano, só as vendas de iPhone renderam à Apple, os mesmos 100 bilhões de dólares.

Colocado de forma mais dramática: para faturar o mesmo que a Apple fatura com um único iPhone, O Brasil precisa exportar 8 toneladas de minério de ferro.

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