Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


terça-feira, 10 de novembro de 2015

O valor das commodities



O Brasil exportou 7 000 itens diferentes em 2014. Cinco deles, no entanto, concentram mais de 40% do valor das vendas – açúcar, carne, soja, petróleo e minério de ferro.

Vamos usar o exemplo do minério de ferro para fazer algumas considerações de valor. O minério de ferro exige gigantesca infraestrutura onde tudo é superlativo – caminhões, trens e navios.

O problema é que o preço não é. Uma tonelada de ferro vale 210 reais.

Ferro, açúcar, carne, soja e petróleo são matérias-primas, ou commodities, termo universalmente consagrado para definir esses itens de exportação. As commodities têm várias características positivas: são essenciais, todo mundo precisa, todo mundo compra e não ficam tecnologicamente ultrapassadas.

Mas as commodities têm suas desvantagens. A maior delas é a variação de preços – fixados em bolsas internacionais com base nos movimentos de oferta e procura e, portanto, dissociados das vontades do produtor.

Por isso é importante que um país fortemente exportador de commodities invista paralelamente no desenvolvimento de produtos e serviços de consumo mundial que agreguem valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário