Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O valor da indústria



É cada vez maior a utilização de alta tecnologia na produção de commodities. A produção agrícola nacional mais do que triplicou em vinte anos, e a produtividade teve uma das maiores taxas de crescimento do mundo.

Temos excelente produtividade em algodão, soja, laranja e a maior empresa de processamento de proteína animal do mundo.

Não podemos perder terreno nessa área de modo algum. Mas também não podemos depender apenas de commodities, cujos preços são definidos por terceiros, em função de variáveis incontroláveis.

Investir em produtos de maior valor agregado é, portanto, uma forma de qualificar e fortalecer a economia, diminuindo a exposição a riscos. Fazer isso requer o acesso a investimentos e educação de qualidade.

Os países que exportam produtos de maior valor agregado investem muito no ensino e na formação de cientistas. É preciso aplicar grande quantidade de recursos em pesquisa e tecnologia para que surjam descobertas científicas que possam ser transformadas em produtos e tecnologias comercialmente viáveis.

A indústria nacional vem perdendo espaço na economia, e seu grau de inovação é limitado. Em um país burocrático, cartorial, extremamente regulamentado, alta carga tributária, com baixo nível educacional e baixa produtividade, o estímulo à competição é nulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário