Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Ficando mais velho, mas não necessariamente mais sábio



As pessoas acreditam que, ao envelhecer e adquirir experiência, automaticamente se tornarão mais sábias. Infelizmente isso não é verdade. Em geral, continuamos sendo tão tolos quanto antes e fazendo muitas besteiras.

Podemos aprender com a experiência e não cometer os mesmo erros, mas sempre existirão novos erros, esperando para acontecer.  

O segredo é aceitar esse fato e não ficar se recriminando a cada vez que errar. Perdoe a si mesmo e aceite que isso faz parte da vida: você está ficando velho, mas nem um pouco mais sábio.

A sabedoria não consiste em não cometer erros, e sim em descobrir a melhor maneira de sobreviver a eles, mantendo a sanidade e a dignidade.

Quando somos jovens, ficar velho parece uma coisa que só acontece com nossos avós. Mas a velhice acaba chegando para todos e não temos escolha senão aceita-la e seguir em frente. Não importa o que fizermos vamos envelhecer.

Podemos encarar a questão da seguinte forma: quanto mais velhos ficamos, mais problemas já enfrentamos em diversas áreas. 

Mas sempre haverá situações em que não saberemos como agir e acabaremos tomando decisões equivocadas, entenderemos tudo errado ou entraremos em pânico sem necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário