Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Apresentação 15 minutos

Apresentação ou Palestra 15 minutos é o tipo de apresentação científica oral mais comum em congressos, simpósios científicos e seminários em sala de aula. Neste pequeno espaço de tempo o tema deve ser apresentado à plateia, sempre de maneira clara e objetiva.

Características
·   15 minutos de apresentação. Praticar muito para não ultrapassar o tempo.
·   Tempo máximo por slide: 1,5 minutos. Mensagem transmitida tem de ter foco e clareza.
·   Máximo de 22 slides na apresentação.
·   5 a 10 minutos para perguntas e respostas. Apresentação de vídeo extra de no máximo 3 minutos.

Desenvolvimento da apresentação e quantidade de slides                                    
·  Título, autor(es), afiliação (ex.: IEMC, CTEM, Autor, Turma - todos por extenso) = 1
·  Introdução = 1 a 3
·  Objetivo(s) (no máximo três ítens) = 1
·  Desenvolvimento (Imagens, figuras, fotos, tabelas e gráficos) = 9 a 14
·  Conclusão* = 1 a 2
·  Finalização** = 1

* Relacionar a Conclusão com o(os) objetivo(s).                                                                        ** O slide de Finalização pode ser uma repetição do primeiro slide acrescentado de agradecimento, ou alguma paisagem, figura ou foto que tenha referência com o tema apresentado. Evite terminar com FIM. Evite colocar frases filosóficas ou emotivas.

Em relação ao recurso visual...
·   NÃO ler o texto dos slides, isso "mata" a apresentação.
·   NÃO colocar referências bibliográficas no final da apresentação.
·   NÃO usar fonte em vermelho (há pessoas que não conseguem enxergar essa cor).
·   NÃO usar animação com velocidade lenta ou do tipo "máquina de escrever" nos textos. Toda animação deve ser usada com velocidade rápida.
·   NÃO usar transição de slides com a informação aparecendo pouco a pouco, com velocidade lenta.
·   NÃO usar palavras totalmente em maiúsculas, sublinhadas ou em itálico.
·   NÃO apresentar gráficos em 3-D ou colocar mais de dez barras em um gráfico.

·   SIM naturalidade na apresentação. Não memorize o que vai falar (somente Início e Conclusão). 
·   SIM usar fontes Arial, Times New Roman ou Comic Sans MS. Não use formatos diferentes na apresentação.
·   SIM usar tamanho de fonte apropriado para o equilíbrio do slide. Para ênfase use o negrito.
·   SIM usar poucas palavras. Cinco a seis linhas em cada slide. Usar palavras-chave (o complemento das frases será dado durante sua apresentação).
·   SIM visual limpo e claro. Não carregue os slides com excesso de informação. 
·   SIM formato paisagem.
·   SIM plano de fundo escuro (preto, azul ou verde) com letras claras, para todos os slides.
·   SIM preferência por figuras (explicam melhor do que tabelas).
·   SIM usar imagens, figuras, fotos e gráficos de alta qualidade. Se for de baixa qualidade não use.

Em relação ao modo de falar...
·   NÃO usar gírias.
·   NÃO falar para a tela de projeção.
·   NÃO falar rápido.
·   NÃO ultrapassar o tempo estabelecido.
·   NÃO inventar uma resposta (se não souber responder, diga que não sabe).

·   SIM usar frases curtas.
·   SIM olhar para toda a plateia.
·   SIM responder sempre com educação (mesmo se a pergunta for mal-intencionada).

Dicas complementares:
·   Por mais complicado que seja o assunto, ele pode ser mostrado com clareza.
·   Frases simples e curtas são os melhores ingredientes na comunicação.
·   Quando a fala é memorizada, o apresentador fica sujeito a esquecimentos.
·   Treine muito para adquirir confiança e naturalidade.
·   Sempre tenha sua apresentação em mais de uma fonte: CD e memória portátil.

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