Apresentação ou Palestra 15 minutos é o tipo de apresentação científica oral mais comum em congressos, simpósios científicos e seminários em sala de aula. Neste pequeno espaço de tempo o tema deve ser apresentado à plateia, sempre de maneira clara e objetiva.
Características
· 15 minutos de apresentação. Praticar muito para não ultrapassar o tempo.
· Tempo máximo por slide: 1,5 minutos. Mensagem transmitida tem de ter foco e clareza.
· Máximo de 22 slides na apresentação.
· 5 a 10 minutos para perguntas e respostas. Apresentação de vídeo extra de no máximo 3 minutos.
Desenvolvimento da apresentação e quantidade de slides
· Título, autor(es), afiliação (ex.: IEMC, CTEM, Autor, Turma - todos por extenso) = 1
· Título, autor(es), afiliação (ex.: IEMC, CTEM, Autor, Turma - todos por extenso) = 1
· Introdução = 1 a 3
· Objetivo(s) (no máximo três ítens) = 1
· Desenvolvimento (Imagens, figuras, fotos, tabelas e gráficos) = 9 a 14
· Conclusão* = 1 a 2
· Finalização** = 1
* Relacionar a Conclusão com o(os) objetivo(s). ** O slide de Finalização pode ser uma repetição do primeiro slide acrescentado de agradecimento, ou alguma paisagem, figura ou foto que tenha referência com o tema apresentado. Evite terminar com FIM. Evite colocar frases filosóficas ou emotivas.
Em relação ao recurso visual...
· NÃO ler o texto dos slides, isso "mata" a apresentação.
· NÃO colocar referências bibliográficas no final da apresentação.
· NÃO usar fonte em vermelho (há pessoas que não conseguem enxergar essa cor).
· NÃO usar animação com velocidade lenta ou do tipo "máquina de escrever" nos textos. Toda animação deve ser usada com velocidade rápida.
· NÃO usar transição de slides com a informação aparecendo pouco a pouco, com velocidade lenta.
· NÃO usar palavras totalmente em maiúsculas, sublinhadas ou em itálico.
· NÃO apresentar gráficos em 3-D ou colocar mais de dez barras em um gráfico.
· SIM naturalidade na apresentação. Não memorize o que vai falar (somente Início e Conclusão).
· SIM usar fontes Arial, Times New Roman ou Comic Sans MS. Não use formatos diferentes na apresentação.
· SIM usar tamanho de fonte apropriado para o equilíbrio do slide. Para ênfase use o negrito.
· SIM usar poucas palavras. Cinco a seis linhas em cada slide. Usar palavras-chave (o complemento das frases será dado durante sua apresentação).
· SIM visual limpo e claro. Não carregue os slides com excesso de informação.
· SIM formato paisagem.
· SIM plano de fundo escuro (preto, azul ou verde) com letras claras, para todos os slides.
· SIM preferência por figuras (explicam melhor do que tabelas).
· SIM usar imagens, figuras, fotos e gráficos de alta qualidade. Se for de baixa qualidade não use.
Em relação ao modo de falar...
· NÃO usar gírias.
· NÃO falar para a tela de projeção.
· NÃO falar rápido.
· NÃO ultrapassar o tempo estabelecido.
· NÃO inventar uma resposta (se não souber responder, diga que não sabe).
· SIM usar frases curtas.
· SIM olhar para toda a plateia.
· SIM responder sempre com educação (mesmo se a pergunta for mal-intencionada).
Dicas complementares:
· Por mais complicado que seja o assunto, ele pode ser mostrado com clareza.
· Frases simples e curtas são os melhores ingredientes na comunicação.
· Quando a fala é memorizada, o apresentador fica sujeito a esquecimentos.
· Treine muito para adquirir confiança e naturalidade.
· Sempre tenha sua apresentação em mais de uma fonte: CD e memória portátil.
muito bom, bgdo, ajudoou muito
ResponderExcluirmuito bom.objetivo.
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