Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Lixo e cidadania


Ouvimos falar muito que o lixo é um problema. Mas ao cidadão comum aparece o problema do lixo só quando ele começa a incomodar ou quando há interrupção da coleta do lixo.

Mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece: apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa ou em outro lugar.

O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é impressionante e são raros os locais para disposição de todo esse material. O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para a sua solução.

A coleta seletiva de lixo contribui para redução da poluição e proporciona economia de recursos naturais - como matérias primas, água e energia. Além disso, a comercialização desse material propicia criação de empregos e fonte de renda.

Mesmo com o crescente número de municípios que implantam a coleta seletiva de lixo, surgem programas desenvolvidos por iniciativa da sociedade civil, em escolas, empresas, comunidades, condomínios etc., que apresentam maior chance de continuidade, pois não estão vinculadas a mudanças e interesses políticos.

Até 50 anos atrás o lixo não significava um problema. A maior parte dele era formada por materiais orgânicos, degradável pela ação da natureza. Com o passar dos anos, o modo de vida foi mudando e também os hábitos de consumo. Passou a fazer parte do cotidiano as comidas prontas, leite longa vida, bebidas com embalagens descartáveis, congelados e enlatados.

São materiais que a natureza leva muito tempo para degradar e incorporar novamente ao ciclo da vida. Felizmente, grande parte desses materiais pode ser reaproveitada ou reciclada, evitando o acúmulo de lixo e reduzindo o desperdício de recursos naturais.

Além de contribuir para manter o meio ambiente saudável, a reciclagem representa alternativa econômica das mais interessantes, considerando-se os custos elevados da energia e do ciclo de produção das novas matérias primas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário