Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 2 de março de 2012

Ferramentas colaborativas

As ferramentas colaborativas são softwares que auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca, por meio do trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum. A partir da produção coletiva proporcionada por tais ferramentas, é possível compreender que novas formas de cooperação, construção do conhecimento, inteligência coletiva e atividades de colaboração podem ser potencializadas.

O suporte ao trabalho em grupo acontece na superação de limitações geográficas e temporais, de modo que o partilhar de informações possa ocorrer a qualquer tempo e lugar, dinamizando o processo de tomada de decisões. Em geral, essas ferramentas permitem a comunicação através de chat, vídeo, áudio-conferência, ou uma combinação desses recursos.

Como apoio à produção coletiva, algumas ferramentas oferecem ainda possibilidades de interação por meio de funcionalidades de texto, quadro branco, diagramas, desenhos ou apresentações. A seguir, algumas ferramentas colaborativas.  

Ferramentas de comunicação:
Áudio e Vídeo-conferência - Skype, Windows Live, GTalk;
Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting, Breeze, Netmeeting;
Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ.

Ferramentas de escrita:
Google Docs, Wikispace, Twiki, Media wiki, PB wiki, PBworks, Blog;
Ferramentas de compartilhamento de tela e quadro-branco;
Dimdim, Showdocument, Dabbleboard, Breeze, Adobe Pro Meeting, Google docs desenho.

Ferramentas de grupos:
Google grupos, Yahoo grupos, Windowslive.

Ferramentas de publicação de áudio e vídeo:
Google vídeo, Youtube, Teachertube, UStream, Vimeo, Animoto;
Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting, Breeze, Netmeeting;
Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ.

O Prezi é uma ferramenta de apresentação que usa a Web como plataforma e permite a construção colaborativa. É interessante como ferramenta de reunião da equipe.

Google Docs

O Google Docs (http://docs.google.com) permite a interação e o intercâmbio de ideias, a possibilidade de trocar informações, interferir nos processos de construção do conhecimento e um cenário de coparticipação e coautoria. A suíte de aplicativos do Google Docs proporciona recursos de colaboração avançados. Projetada para compartilhar arquivos e fazer produções em equipe, a suíte funciona inteiramente no ambiente virtual em tempo real.

No editor de textos é possível ver as colaborações dos editores, que compartilham com várias pessoas a produção de um mesmo documento. Em paralelo, outros recursos apóiam a comunicação e a interação do grupo, como a bate-papo, ou ainda, o espaço colaborativo para desenhos e ilustrações, entre outros.

2 comentários:

  1. As ferramentas colaborativas nos auxiliam nos trabalhos em grupo,pois é a tecnologia a nosso favor.

    ResponderExcluir
  2. Sera que a diferença em ferramentas de trabalho colaborativo, colaborativa e de colaboração

    ResponderExcluir